domingo, 4 de outubro de 2009

Por Uma Noite - Um sonho nos bastidores da Broadway

“Essa é uma história real, aconteceu no passado, e por certo acontecerá ainda outras vezes no futuro”, assim descreveu Luiz Fernando Filgueiras no prólogo do livro homônimo que originou esse musical.

Por uma Noite, um sonho nos bastidores da Broadway, poderia ser interpretado como sendo uma homenagem àqueles que sonham, aos que fazem do seu objetivo um sacerdócio. Walt Disney não se cansava de dizer que se você pode sonhar, você pode fazer! Isso tanto poderia valer para os personagens dessa história, quanto para seus protagonistas e idealizadores.

Por uma Noite poderia ser considerado também um tributo ao próprio teatro musical americano que abriga todas as artes do mundo, dos maestros que conduzem as partituras aos bailarinos que revelam a alma das coreografias; dos atores que se entregam aos personagens aos artistas que produzem o colorido das cenas.

Não foram apenas quarenta anos que separaram o sonho de Tracy do sonho de John, e de todos os seus amigos músicos da orquestra do Fantasma da Ópera naquele ano de 2005 no Majestic Theatre em Nova York, quando resolvem produzir e protagonizar um musical consagrado. A centenária Broadway, escrita também a partir de páginas difíceis em seus infinitos bastidores, sempre foi cobiçada por muitas sapatilhas, disputada nos testes, palmo a palmo, por milhares de atores, e molhada, como um grande rio de esperança, pelo suor de muitos ensaios.

O espetáculo, adaptado de uma encantadora obra literária, acaba sem querer contando um pouco da história dessa “larga avenida”, alguns de seus mais brilhantes momentos, apresentando ainda um painel sobre a moderna dança nova-iorquina, seus personagens e roteiros marcantes, infinitamente aplaudidos.


Por uma Noite, que se passa na América, é um espetáculo brasileiro, uma visão romântica e original dessa vertente teatral que encanta platéias de todas as idades. Sem qualquer pretensão fora o entretenimento, a produção convida você a embarcar nesse sonho e fazer parte daquela história, naquela “orquestra”, que estará se apresentando de 20 de outubro a 17 de dezembro, todas as terças, quartas e quintas feiras, no Teatro das artes no Shopping da Gávea.

5 comentários:

  1. Por uma noite é tudo !!! Muito boom !!!!

    ResponderExcluir
  2. a peça é demais!!!eu quero assistir de novo.

    ResponderExcluir
  3. uma merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... a pior de todos os tempos

    ResponderExcluir
  4. Peça Excelente, melhor nacional que já vi.

    Esse Raphael é um viadinho Fã de Restart ou é Pagodeiro, por isso não gostou.

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu não entendi o porquê desse Raphael falar isso de um grande espetáculo. A peça é muito boa e não tem como falar mal. Tudo bem que democracia é falar sua opinião, mas mesmo dando uma opinião pessoal, não é necessário agredir verbalmente um grupo que não fez mal a ninguém e que não falou mal de ninguém. Mesmo falando mal de uma forma "gentil", essa peça náo merece nenhuma crítica negativas. É excelente. Para mim, ou esse Raphael é um animal idiota, ou não viu o espetáculo ou quer aparecer.

    Ô Raphael, vc não passa de um lixo humano, vc que é um merda.

    Um grande abraço a todos os atores/cantores, bailarinos e produtores e equipe geral desse musical. É o melhor q eu vi até hoje, superou até (um pouco) "Ópera do Malandro".

    ResponderExcluir